DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:
Eu posso instalar o tarifador em meu PABX ?
As centrais (PABX) mais novas tem o recurso de bilhetagem, que consiste em imprimir as ligações externas realizadas. Normalmente este recurso já vem incorporado ao PABX. Nos demais casos a bilhetagem é opcional, então deverá ser adquirido da empresa que presta manutenção no PABX ou ao próprio fabricante os componentes necessários para bilhetagem.
Qual o computador necessário para utilizar o tarifador ?
Deverá ser utilizado, como configuração mínima, um microcomputador com as seguintes características:
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PC 486 DX2
66Mhz; |
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16Mbytes RAM; |
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Porta serial
livre: instalada e com o conector compatível com o cabo do PABX; |
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Windows 95
completo e instalado; |
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20Mbytes livre no HD; |
Obs.: O Coletor Windows pode ser utilizado na COM1 até a COM4.
Como deve ser configurado o meu PABX ?
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PABX deverá ser
programado para bilhetar em impressora. |
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Os parâmetros
de velocidade, paridade, tamanho da palavra, stop bit, deverão ser informados para a
configuração do programa de coleta de bilhetagem. |
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Deve ser programada a data e hora atuais no PABX . A programação errada da data e hora ocasionará um funcionamento incorreto do TARIFADOR. |
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Tamanho máximo
de 15 metros; |
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Deverá ser
passado longe da fiação de energia elétrica; |
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A pinagem do
cabo deverá seguir a especificação do fabricante ( para cabo de impressora ); |
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Os conectores
deverão estar de acordo com o local que vai ser conectado (DB25, DB15, DB9, macho ou
fêmea ) tanto do lado do PABX quanto do microcomputador. |
Como posso saber se estou pronto para fazer a comunicação entre
o PABX e meu computador?
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Utilize um programa de emulação de terminal (Procomm, Telix, Hyper Terminal do Windows, etc.) configurando com as mesmas informações, de velocidade, paridade, tamanho da palavra, stop bit, configuradas no PABX. |
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Faça uma chamada telefônica, para um destino que seja bilhetado pelo PABX, e espere completá-la. Fique pelo menos 1 minuto após o atendimento. Se tudo estiver feito corretamente, irá aparecer os dados da chamada realizada: data, hora, duração, ramal, telefone chamado. |
Obs.: A disposição das informações na tela do coletar vão depender do fabricante e do modelo do PABX.
Com o uso do tarifador eu poderei saber o valor exato
da minha conta telefônica?
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Os valores mostrados pelo tarifador dependem das informações geradas pelo PABX. Uma eventual diferença no relógio do PABX com o da concessionária, ocasiona distorções no valor da chamada no tarifador. Outro problema é em relação a duração da chamada, que não é exata. O PABX não consegue identificar o momento exato do início e do término da chamada (Veja item sobre Inversão de Polaridade). Estas duas características ocasionam diferenças no valor da conta do tarifador com a conta oficial. Esta diferença fica em torno de 10%, a mais ou a menos. |
O que é Inversão de Polaridade?
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Quando é usado o PABX para realizar um ligação externa, este
não possui a informação do momento exato que a ligação foi atendida, e nem quando ela
foi terminada. Este problema deve-se a falta de inversão de polaridade na linha. O PABX
determina a duração da chamada de acordo com o tempo que o ramal ficou com o telefone
fora do gancho. Normalmente após 15 segundos (este tempo depende do PABX) depois de
discar o último número do telefone chamado, é iniciado o tempo da chamada. Esta chamada
só vai ser terminada quando o ramal colocar o telefone no gancho, isto pode ocasionar
muitas diferenças.Por exemplo se for feita uma ligação, e ela, não for completada por
que não foi atendida, mas o ramal ficou o tempo suficiente para o PABX tratar esta
ligação como completada, o tarifador irá considerar esta ligação. Estes problemas são resolvidos com linhas com inversão de polaridade. Este é um serviço oferecido pelas concessionárias, normalmente com cobrança mensal, que depende de disponibilidade. Nem todos as centrais PABX reconhecem a inversão de polaridade, e em algumas, são necessárias alterações de hardware. |
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Configure a
porta serial do coletor. Deverá ser utilizada a mesma programação utilizada pelo PABX. |
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Confira a
programação da bilhetagem no PABX. |
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Verifique a
conexão física entre o PABX e o computador. Veja se o cabo está conectado. |
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Feche todos as
aplicações em uso, desligue o computador e quando ligá-lo veja se apresenta alguma
mensagem que normalmente não ocorre. |
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Faça uma
chamada telefônica, para um destino que seja bilhetado pelo PABX, e espere completá-la.
Fique pelo menos 1 minuto após o atendimento. |
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Sem o Coletor
estar sendo executado utilize um programa de emulação de terminal (Procomm, Telix, Hyper
Terminal do Windows, etc.) e verifique se esta vindo a comunicação do PABX. Utilizar a
mesma configuração (programação da porta e porta destinada ao Coletor) programado na
tela de dados da porta serial. |
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Deve ser
verificado o espaço disponível no disco onde está sendo gravado as informações da
bilhetagem e tarifação. Verifique com o utilitário SCANDISK, ou equivalente, se o disco
está funcionando adequadamente.. |
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Verifique se a
porta serial (COM) esta instalada ou não. |
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Não será
possível o uso ao mesmo tempo de programas que façam a reprogramação da COM que
estará sendo usada pelo Coletor de bilhetagem. Verifique se não está havendo conflito
entre a COM e placas de modems, rede, scaners, etc. |
Na tela do coletor de bilhetes estão aparecendo caracteres que não dão
para entender?
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Os parâmetros de velocidade informados na tela de configuração da porta serial do coletor windows não corresponde ao que está programado no PABX. Reconfigure um dos dois (PABX ou coletor windows) para deixar com as mesmas configurações. |
Eu preciso fazer alguma alteração no arquivo CONFIG.SYS e
AUTOEXEC.BAT?
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O arquivo
CONFIG.SYS deve conter as seguintes linhas: |
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FILES=255 |
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BUFFERS=8 |
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O arquivo
AUTOEXEC.BAT deve conter a seguinte linha: |
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SET CLIPPER=//DYNF:8 //F255 //E:2048 //SWARPK:4096 |
Eu preciso fazer alguma alteração no arquivo
CONFIG.NT para WINDOWS NT ?
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O arquivo
CONFIG.NT deve conter as seguintes linhas: |
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FILES=255 |
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BUFFERS=8 |